Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fanáticos por felinos


Os egípcios foram talvez os primeiros a imortalizar os gatos em suas pinturas e estátuas e muitos gatos foram até mesmo elevados à categoria de deuses. Então, como os gatos perderam seu status de ídolos? Durante a Idade Média muitos acreditavam que os gatos eram bruxas disfarçadas ou uma “ferramenta de satanás” – infelizmente, esse mito persegue os gatos até os dias de hoje. Em tempos mais recentes, os sinistros gatos siameses do filme “A Dama e o Vagabundo” continuam a perpetuar a ideia de que os gatos querem dominar o mundo.

Para felicidade dos gatos, porém, eles ainda têm milhares de fãs pelo mundo todo. Como prova disso basta olhar as exposições de gatos. A primeira delas ocorreu em Londres, em 1871. Nos Estados Unidos a primeira exposição de gatos aconteceu em Nova York, no Madison Square Garden, em 1895 [fonte: The Cat Handbook]. Pouco tempo depois foram criadas organizações como a Associação Francesa de Gatos, e atualmente há mais de 400 exposições de gatos realizadas anualmente só nos Estados Unidos.
Os gatos têm mesmo sete vidas?

É difícil precisar a origem desse mito, mas muitos acreditam que surgiu de um folclore egípcio em homenagem a um deus felino de nome Atum-Ra. A habilidade dos gatos de caírem em pé sobre as quatro patas - independente da altura da queda - é também outro motivo que nos faz acreditar que eles tenham sete vidas. Mas para tristeza dos amantes dos gatos no mundo todo, os gatos não têm sete vidas.

Nos últimos anos, cresceu vertiginosamente a produção de roupas e brinquedos para gatos. Você compraria uma peruca para seu gato? Muitos amantes de gatos estão dispostos a desembolsar uma quantia significativa em perucas, roupas e outros acessórios para seus gatos. Além disso, os gatos viraram sensação também na internet graças a sites como o icanhascheezeburger.com. Hoje em dia, crianças, mulheres e até mesmo os homens orgulham-se em dizer que os gatos são seus melhores amigos. 




Do site: http://casa.hsw.uol.com.br/gatos6.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário